Doclisboa 2024 – Lula
Estreado no Festival de Cannes deste ano, a crítica francesa reclamou da parcialidade do documentário feito por Oliver Stone e Rob Wilson a propósito de Luís Inácio Lula da Silva – o mais icónico presidente da história do Brasil (a par, eventualmente, com outra figura controversa – Getúlio Vargas). É difícil para não-brasileiros entenderem a…
Doclisboa 2024 – Luiz Melodia – no Coração do Brasil
As coisas não começaram mal para Luiz Melodia. No início dos anos 70 conheceu Wally Salomão, uma das grandes figuras do tropicalismo e da MPB, que o apresentou a Gal Costa. Esta apaixonou-se imediatamente por “Pérola Negra”, que apareceu no álbum dela de 1972. “Luiz Melodia estava acontecendo”. Ele desceu do morro, onde teve uma…
“Al Capone”: o menino de sua mãe
Em Alcatraz, Al Capone conta a sua história. Mas sendo a sua mãe a única ouvinte, naquela cela escura e angustiante, é claro que o gangster tem de aligeirar um pouco os factos, passando por cima de furtos de pequena ou grande monta e uns quantos homicídios. Tudo para mostrar à progenitora como, na verdade,…
Doclisboa 2024: “Diary Road: Bruce Springsteen and the E Street Band
No final deste “diário”, diz Bruce Springsteen: “estou há 50 anos nisso, é tarde demais para parar!”. Sorte a dele e dos seus músicos da E Street Band, cuja maioria os acompanha há cinco décadas e apenas dois faleceram (e serão constantemente evocados) pelo caminho. “Road Diary” traz muita música executada durante a “tour” pelo…
Doclisboa 2024: Ressaca Bailada – o Concerto
A guitarra portuguesa continua instrumento para experimentações diversas e os dois álbuns instrumentais do Expresso Transatlântico transitam para uma mistura que dá sabor “rock” às longas tradições do fado. A obra cinematográfica exibida no Doclisboa pega nas abstrações do teledisco misturadas com a filmagem de um concerto numa velha casa à beira-mar. Mediante as escolhas…
Doclisboa 2024: “Blur to the End”
Em abril deste ano correu mundo o desagrado de Damon Albarn com a apatia do público de Coachella na apresentação dos Blur – depois de falhar ao tentar engajar o público em “Girls and Boys”. Com uma carreira errática no século XXI, onde os habituais processos de exaustão física e mental combinam com o desgaste…
“Infância de Quarenta e Nove”. A ficção curta de Ludmila Ulitskaia
Em “Infância de Quarenta e Nove”, de Ludmila Ulitskaia, encontramos uma série de contos que no seu interior abordam sub-repticiamente o contexto histórico, expõem as dificuldades encontradas pelas personagens e as privações que conhecem. Mas, acima de tudo, estes contos trazem generosas doses de esperança. Não contem sair desesperados no final de cada pequena história…
Doclisboa 2024: música para todos os gostos na seção “Heart Beat”
Como todos os anos, a seção Heart Beat é uma das mais apetecíveis do Doclisboa – trazendo documentários sobre uma constelação de artistas e temas ligados à história da arte. A música, em especial, surge numa diversidade de produções e estilos. Começando pelos Blur: o grupo, liderado por Damon Albarn e que é uma das…
Com filme sobre o 25 de abril, arranca nesta quinta-feira (17/10) o Doclisboa
A 22ª segunda edição do festival decorre entre 17 e 24 de outubro e tem como espaços principais os cinemas São Jorge e Ideal, a Cinemateca Portuguesa, a Culturgest e a Casa do Comum. Confira aqui um Top 10 sobre filmes para ver no festival. O cinema português dá o tom de abertura da nova…
“Dias de Ruído”: “Estamos todos viciados no jogo das redes sociais”
O escritor David Machado (“A Educação dos Gafanhotos”, “Índice Médio de Felicidade”, “Debaixo da Pele”) retorna ao romance depois de quatro anos trazendo um passeio dramático pelo mundo das redes sociais. “Dias de Ruído” (Leya/Dom Quixote) é todo estruturado em torno da vida e das considerações mais ou menos filosóficas de Laura – uma mulher…
Comentários recentes