Doclisboa 2024: Ressaca Bailada – o Concerto

Doclisboa 2024: Ressaca Bailada – o Concerto

Outubro 24, 2024 0 Por Roni Nunes
Partilhar

A guitarra portuguesa continua instrumento para experimentações diversas e os dois álbuns instrumentais do Expresso Transatlântico transitam para uma mistura que dá sabor “rock” às longas tradições do fado. A obra cinematográfica exibida no Doclisboa pega nas abstrações do teledisco misturadas com a filmagem de um concerto numa velha casa à beira-mar. 

Mediante as escolhas algo gratuitas das imagens intercalares (uma delas conta com a participação de Rita Blanco), o que se sobressai mesmo é o vigor e a energia da música entusiasmante da banda – infelizmente não tão conhecida como deveria. Gaspar Varela (guitarra portuguesa), Sebastião Varela (guitarra, também a assinar o filme) e Rafael Matos (bateria) beneficiam assim, ainda que com uma sinopse do Doclisboa que fica muito a dever neste sentido, do festival de cinema para juntar mais algum público – e, eventualmente, criar novos caminhos em termos de parceria entre música e vídeo. 

Para quem foi à sessão, ficam na mente os belos temas do grupo – como “Ressaca Bailada”, “Gângster”, dos Dead Combo (referência ilustrativa a um dos mais importantes grupos que transitaram em busca de novas sonoridades no século XXI a partir do fado) e a bela parceria com Conan Osiris, “A Barquinha”.