“Energia Nuclear Já”: a mais nova luta de Oliver Stone
Filme estreou nos cinemas portuguesas na quinta-feira (21/11) Oliver Stone segue tentando ser uma voz dissonante num mundo anestesiado. Desta vez, volta-se contra as gigantes do petróleo – que estariam por trás, desde os anos 50, de uma vasta campanha contra a energia nuclear, a qual seria uma fonte de energia muito mais limpa do…
“Lords of Chaos”: a história mais alucinante do “metal”
O grande problema que sempre se pôs em torno dos Mayhem, a banda norueguesa do final dos anos 80 que colocou o “black metal” no mapa (ou pelo menos uma versão muito mais sinistra daquilo que pioneiros como o Venom havia feito alguns anos antes), é que a sua história é tão alucinada e mirabolante…
Luís Corte Real: “Eu escrevo para os leitores. Mas só consigo escrever o que gosto”
Luís Corte Real, editor da Saída de Emergência, continua enfrentando marés e tempestades para escrever a literatura que mais adora: o género Fantástico. Como mais de uma vez já ressaltou, o autor que criou o primeiro “detetive do oculto” da literatura portuguesa (o Benjamim Tormenta de “O Deus das Moscas Tem Fome” e “Assim Falou…
“O Protocolo Caos”: dos Estados Unidos à Rússia, a nova aventura de José Rodrigues dos Santos
“O Protocolo Caos”, editado pela Planeta e lançado em outubro, é a nova produção do escritor português José Rodrigues dos Santos – que já vendeu mais de 3 milhões de livros. As fantasias de seus livros de ficção (que já totalizam 26 livros de uma produção iniciada com “A Filha do Capitão”, em 2001) já…
“Emilia Perez: A Pele Que Desejo Habitar”
Por André Gonçalves – “Queres mudar de vida ou queres mudar de sexo?” – “Qual é a diferença?” Manitas, um barão da droga mexicano, contrata uma advogada para lhe ajudar com uma operação de mudança de sexo, sendo que no meio particularmente patriarcal do tráfico, é absolutamente necessário que não haja vestígios desta “troca de…
“Yon e Mu”: um mestre do terror e uma ameaça peculiar
O nome e universo de Junji Itô são duas das marcas incontornáveis do universo da BD japonesa contemporânea. Quando a sua obra começou a ser publicada regularmente em Portugal, já tinha há anos o seu séquito de fãs, entre nós criado a partir da distribuição de muitas edições em língua inglesa. Mas nos últimos dois…
Obra sobre a construção da Ponte 25 de Abril vence Prémio Leya
O grande prémio atribuído pelo grupo editorial foi entregue hoje (06/11) na sede da empresa, em Alfragide. A vitória do publicitário e escritor Nuno Miguel Silva Duarte com o livro “Pés de Barro” foi anunciada por Manuel Alegre, presidente do júri. O autor luso sucede a dois escritores brasileiros – galardoados em 2022 e 2023. …
Era uma vez nos Pirenéus … “Eu Canto e a Montanha Dança”, a confirmação de uma nova e grande escritora!
Enquanto não chegam ao nosso mercado editorial as traduções portuguesas de ”Bestiá” [poesia] ou de “Et Vaig Donar Ulls I Vas Mirar Les Tenebres”, contentamos – um pouco tarde até, tendo em conta o lançamento em 2019 – com “Eu canto e a Montanha Dança” (“Canto jo i la muntanya balla”), o primeiro trabalho ficcional…
“A Mercearia Céu & Terra”: a volta de James McBride às profundezas da América negra
James McBride é uma das grandes vozes da literatura afro-americana e “A Mercearia Céu & Terra” é o seu oitavo livro. Em Portugal é publicado pela Leya (Dom Quixote). O livro mistura negros e judeus numa viagem pelo tempo de quatro décadas – começando com o encontro de uma ossada num poço em 1972 (e…
As primeiras cidades da Antiguidade Oriental: a dinamização da civilização
No final do terceiro milênio a.C., 90 por cento da Mesopotâmia meridional vivia em áreas urbanas. Com uma densidade populacional em torno de 100–200 habitantes por 1.000 metros quadrados, isso daria uma contagem total de 27.500–55.000. A área construída de Ur. No final do quarto milênio, os assentamentos rurais superavam os urbanos na proporção de…
Comentários recentes