Emoções terroríficas: 10 filmes imperdíveis no Motelx

Emoções terroríficas: 10 filmes imperdíveis no Motelx

Setembro 6, 2021 0 Por Roni Nunes
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A 15ª edição do Motelx decorre entre 7 e 13 de setembro no cinema São Jorge, em Lisboa. Distribuídos em várias seções habituais (Serviço de Quarto, Competição, Documentários) e “Fúria Assassina – Mulheres ‘serial killers’”, um grupo especial onde as mulheres proferem as vilanias, seguem pelo menos dez filmes imperdíveis…

UM FIO DE BABA ESCARLATE Carlos Conceição (foto acima)

Uma singular e sugestiva incursão lusitana no terror – onde um “serial killer” atua sob as muitas luzes da noite lisboeta – entre festas, bebidas, celebrações e uma tenebrosa cultura “voyeurística” como pano de fundo.

THE DEEP HOUSE Alexandre Bustillo / Julien Maury

A dupla “culpada” por um dos clássicos absolutos do “extreme” terror do século XXI com Inside está novamente de volta ao certame – depois do belo Livid e do violento Among the Living. Desta feita trata-se de uma curiosa história terrorífica passada em baixo d’água.

“The Deep House”

MAD GOD Phil Tippett

Depois da passagem pelo Festival de Locarno surge Phil Tippett, o homem dos efeitos especiais de alguns filmes de Paul Verhoeven (Starship Troopers, Robocop) e que foi homenageado por lá. Mad God ganhou vida depois de um tortuoso processo criativo ao longo de 30 anos, onde Tippett se viu face-a-face com as suas fragilidades psíquica. O resultado tem sido descrito como uma viagem grotesca e apocalíptica.

AFTER BLUE Bertrand Mandico

Um dos “enfant terribles” do manifesto “Incoherence” surge depois de ter passado por Locarno para contar a história de um planeta onde só as mulheres sobrevivem. Aparentemente há doses colossais de erotismo em cena numa odisseia onde mãe filha tem de caçar uma criminosa que libertaram.

“After Blue”

A GLITCH IN THE MATRIX Rodney Ascher

Uma das fantasias mais sugestivas dos últimos anos foi a da “Matrix” – a ideia de que viveríamos numa realidade paralela e, no caso do filme, controlada por uma inteligência artificial. Neste documentário, Ascher parte de uma sugestiva ideia do grande Phillip K. Dick para explorar em pormenor a Teoria da Simulação…

WOODLANDS Kier-La Janisse

A bela ninfeta Linda Hayden na capa é um convite para três horas de excursão pelo imaginário do “folk horror”. Assim, há muito mais que a santíssima trindade (Blood on Satan’s Claw, protagonizado por Hayden, The Wicker Man e Witchfinder General) do rótulo – com passagens pela ‘exploitation’ do mundo todo.

Linda Hayden “Blood Satan’s Claw” – abordado em “Woodlands”

IN THE EARTH Ben Wheatley

Aqui o atratativo é o próprio Ben Wheatley (Kill List, Sightseers, Free Fire), que promete uma visão original para a jornada de um guarda florestal e um cientista pelo interior da floresta. Esta última ganha vida e transforma-se num terrífico pesadelo.

BAISE-MOI Virginie Despentes

Dos filmes programados para a seção “Fúria Assassina – Mulheres ‘serial killers’”, este é o mais desconhecido – e dos mais promissores. A cineasta francesa responsável por esta jornada de destruição, uma extrema abordagem na linha dos “rape-and-revenge films” nunca mais realizou depois de obter a façanha de ter sua obra banida em diversos países.

“Baise-moi”

THE SADNESS Rob Jabbaz

O realizador de Taiwan será das poucas presenças do festival num ano em que a pandemia ainda traz complicações logísticas. Estreado em Locarno, um indicativo de uma sensacional virada do festival suíço rumo a propostas mais de género, é uma ultraviolenta história de “zombies” – que surgem na ressaca do controlo de uma epidemia…

THE GREEN KNIGHT David Lowery

O filme de abertura é uma das grandes ousadias do festival, onde o épico do rei Arthur sai destituído de suas narrativas tradicionais para um complexo mergulho, de grande apuro visual, nos temas da honra e da própria masculinidade.