Começando 2023: as três melhores estreias nos cinemas no Brasil e em Portugal
BABYLON (imagem de abertura)
Um grande elenco (Brad Pitt, Margot Robbie, Tobey McGuire e Olivia Wilde, para citar alguns) para o multipremiado Damien Chazelle (La La Land) irromper pelos escândalos no mundo do cinema num período de grande opulência – o final dos anos 20. O filme coincide com a chegada do cinema sonoro – ainda que o sucesso espetacular da novidade iniciada com The Jazz Singer, em 1927, se dê às vésperas das desgraças despoletados pelo “crash” da Bolsa de Valores em 1929.
Estreado nos Estados Unidos em dezembro, o filme caminha rápido para um desastre financeiro: terá de fazer U$ 260 milhões mundialmente para contrabalançar seus custos de produção e “marketing”. O problema é que, a despeito dos Globos de Ouro para os quais foi indicado (cinco nomeações, com vitória para Melhor Banda Sonora), o projeto arrecadou…U$ 13,5 milhões!
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De resto o filme, que dividiu os críticos, tem sido comparado a Wolf of Wall Street, de Martin Scorsese, e as suas quase três horas e meia de duração apresentam um vasto “cocktail” de conteúdo gráfico e uso de drogas. A ver se o resto do mundo vai salvar essa produção da Paramount.
Datas de estreia no Brasil e em Portugal: 19/01
TAR
Igualmente em apuros financeiros ficou esse arrojado projeto que foge pela tangente às armadilhas da cultura atual (cancelamentos e “wokismos”) para contar a história da primeira maestrina da história flagrada no meio de um grande escândalo de assédio sexual. Tudo já foi dito sobre a performance de Cate Blanchett, que já levou para caso um Globo de Ouro e é carta praticamente marcada para os Oscars. Também é outro drama adulto que falhou nos cinemas americanos, restando saber a atitude dos espectadores dos outros países – em obra que poderá ter alguma sobrevida depois dos prémios da Academia.
Datas de estreia: 26/01 (Brasil), 09/02 (Portugal)
MEGAN
No extremo oposto do fracasso financeiro está a nova produção de terror com o nome de James Wan associado. O criador de Saw, Insidious e The Conjuring é uma espécie de Midas do terror e os primeiros dias nos Estados Unidos deixaram boquiabertos os executivos da Universal – arrecadando três vezes mais do que o esperado (U$ 30 milhões em três dias!).
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Esse foi sempre o grande segredo dos filmes de terror: baixo orçamento e alta lucratividade. O filme conta história de uma boneca/robô desenvolvida como um artefato tecnológico de última geração para fazer companhia às crianças – mas começa, claro, a ter comportamentos violentos. É mais um “artefato” para juntar-se a outros bonecos pestilentos, como Chucky e Annabelle.
Datas de estreia: 12/01 (Portugal), 19/01 (Brasil)