10 filmes para ver no Motelx
O festival decorre entre 12 e 18 de setembro no cinema São Jorge, em Lisboa. Cultura XXI destaca dez títulos da vasta programação do festival, que ainda inclui lançamentos de livros, BDs, debates e performances.
INFINITY POOL
Brandon Cronenberg vai saindo da sombra do pai e afirmando a sua própria voz – desta vez com um filme de terror situado numa ilha fictícia onde ricos turistas vivem de banhos de sol enquanto os empregados são submetidos a um regime militar draconiano. Alegoria também política e retrato de um mundo onde 1% da população controla o resto. Alexander Skarsgard e Mia Goth protagonizam.
THE ANIMAL KINGDOM
Essa fábula francesa que abriu a mostra A Certain Regard deste ano em Cannes, envereda pelos caminhos do “eco horror” ao narrar um ambiente onde um vírus transforma os humanos em animais – servindo de comentário sobre o quanto de primitivo ainda guardamos em nós. Antestreia portuguesa, é a sessão de abertura do Motelx.
[REC] HORROR WITHOUT A PAUSE
Documentário que se debruça sobre um dos grandes momentos da história do cinema de terror – o poderoso “found footage” lançado em 2007 por Paco Plaza e Jaime Balagueró. Mergulhando no “making of” do filme, filmado quase em momento real, revela factos pouco conhecidos como o final inventado na hora depois de ninguém saber ao certo como terminar o filme!
ACID (foto de abertura)
Filme de encerramento do festival, passa-se num ambiente de catástrofe generalizada quando começa a cair uma chuva ácida – no literal. No meio do caos, uma adolescente de pais divorciados reúne novamente a família para tentar sobreviver. Ação garantida – com comentários sociais à mistura.
PROPRIEDADE
Numa propriedade no interior do Nordeste brasileiro, uma fazendeira acaba sitiada no seu carro blindado por trabalhadores rebelados contra a exploração e a possibilidade do desemprego. Uma perfeita alegoria para o Brasil de Bolsonaro e o seu incentivo à violência – que encontrou particular eco entre os proprietários do meio rural. Mas serve também como um comentário ao outro lado – a irrupção da justiça popular.
VINCENT MUST DIE
Vincent é um pacato arquiteto abandonado pela esposa que subitamente descobre que um mero olhar nos seus olhos desperta a fúria das outras pessoas – que o espancam e tentam matá-lo. Então percebe que terá de mudar radicalmente se quiser se manter vivo… Mais um de Cannes.
A SEMENTE DO MAL
Filme português que se assume como “de terror” – onde Gabriel Abrantes (de “Diamantino”) aparece menos delirante e mais clássico nesta história de um norte-americano que adentra pelo interior português à procura da sua família biológica. Carlotto Cota, Anabela Moreira e Alba Batista protagonizam essa história de um casarão, uma família sinistra e um comentário sobre aspectos do passado lusitano.
CONNAN
O “hipster” preferido do cinema francês, Bertrand Mandico, surge com uma versão feminina de “Conan”, o famoso personagem imortalizado pelo filme de 1982. “Connan” acompanha a heroína em seis épocas diferentes – onde é sempre condenada à morte pelo seu futuro. Aparentemente trata-se do filme mais linear, em termos narrativos, do cineasta.
ESTRANHO CAMINHO
Filme brasileiro sobre um cineasta que mora em Lisboa e vai apresentar um filme no Brasil, ao mesmo tempo que tenta redescobrir o pai – e descobrindo pelo caminho a leviandade com que o governo de Bolsonaro tratou a pandemia. O filme inscreve-se num novo tipo de tema que tem surgido no cinema – a abordagem da própria pandemia e de outras das suas consequências periféricas, como o uso da máscara. A obra de Guto Parente foi um dos grandes premiados da última edição de Tribeca.
INFLUENCER
Dos norte-americanos um dos mais promissores pode ser este filme que navega em terreno cada vez mais conhecido, não só dos jovens, como de pessoas de todas as idades: as celebridades do “streaming”. Neste caso trata-se de uma “influencer” hospedada num “resort” na Tailândia que acaba por ser enganada por uma seguidora. O reclame publicitário americano diz: “cuidado com quem segues!”